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CRAS / CREAS - RS

Avaliação e Monitoramento

O monitoramento e avaliação são realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal do Idoso, através de relatórios anuais enviados pela equipe do CREAS.
            No monitoramento e Avaliação será analisado o trabalho dos profissionais técnicos e da equipe como um todo, verificando as potencialidades e habilidades de cada um. Será verificada a evolução do quadro psicossocial da vítima de violência, abuso e/ou exploração sexual, bem como o desenvolvimento do atendimento.
            É um processo fundamental, que acompanhará toda a ação, desde sua formulação, implementação e execução até o resultado e impacto obtido, pois além de mensurar os benefícios e malefícios do projeto, deverá também qualificar decisões, processos e mudanças de metodologias.
            Sendo assim, o monitoramento e avaliação acontecerão de forma sistemática. As informações serão coletadas mensalmente por intermédio do preenchimento de planilhas e para análise mais detalhada, semestralmente será efetuado o controle dos serviços por intermédio de tabelas e confecção de gráficos de todos os serviços oferecidos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, o que facilitará a avaliação da ação desenvolvida no projeto.
Foi implantado mecanismos de monitoramento e avaliação do processo de trabalho e dos impactos dos serviços ofertados pelo CREAS, pois é uma condição fundamental para o constante aprimoramento dos mesmos, a superação das dificuldades e a correção de eventuais desvios.
Constituiu-se como processo de trabalho um conjunto de atividades e tarefas interrelacionadas e interdependentes, que tem como objetivo comum a transformação de determinadas situações de violação de direitos dos beneficiários, de acordo com suas necessidades.
A avaliação desse conjunto de atividades e tarefas permitirá aferir a dimensão quantitativa e qualitativa dos serviços prestados no âmbito do CREAS, na medida em que se identificam os objetivos que estão sendo cumpridos. Desse modo, estabeleceram-se ferramentas que deem conta de avaliar as duas dimensões.
Destaca-se a importância de envolver os beneficiários no processo de avaliação.
Para possibilitar o monitoramento e avaliação do serviço, se fará necessário a padronização de instrumentais para registro de dados dos usuários, dos serviços ofertados e das atividades e atendimentos realizados no CREAS. Tais informações possibilitam, ainda, a alimentação dos aplicativos do sistema de informação da REDE SUAS.
Usaremos como instrumentos de avaliação:

  • Controle de frequência seja em atividades diárias, semanais ou mensais;
  • Registro diário, semanal ou mensal dos atendimentos nos prontuários;
  • Relatório interno de atividades realizadas;
  • Prontuário de acompanhamento dos usuários em atendimento continuado;
  • Fichas de anamnese, atendimento socioassistencial, psicológico, plano individual de atendimento, ficha de acompanhamento escolar, encaminhamento a outros serviços;
  • Relatórios técnicos mensais para as redes de serviços que encaminharam usuários ao CREAS;
  • Fichas de avaliação dos usuários do serviço.

            O Monitoramento e Avaliação serão realizados anualmente, através de documentação específica que ficará arquivada na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

 

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